terça-feira, 2 de setembro de 2014

UFRN REALIZA SUA PRIMEIRA COLAÇÃO DE GRAU ATRAVÉS DE VIDEOCONFERÊNCIA

Foi realizada nessa quarta-feira (27/08), no auditório da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – SEDIS/UFRN, a cerimônia de colação de grau do curso de Licenciatura de Física a distância. É a primeira solenidade de formatura da UFRN que aconteceu através de videoconferência entre a instituição e o polo de apoio presencial, no caso, o de Petrolina (PE). Outras duas colações de grau, também através de videoconferência, foram realizadas nos dias seguintes, quinta (28/08) e sexta (29/08), respectivamente, nos polos Nazaré da Mata e Surubim, municípios do estado de Pernambuco.
A Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Paiva Cruz, reconheceu em sua fala a importância de cerimônias de colação de grau para a instituição. “Estas solenidades representam para nós um momento de satisfação e alegria; sentimos nessas oportunidades que a universidade dá passos importantes no seu papel de formar pessoas e cidadãos, além de compartilharmos da alegria dos formandos, familiares, alunos e tutores”, declarou. A magnífica reitora falou ainda do pioneirismo da UFRN, juntamente com a SEDIS, em realizar uma solenidade de colação de grau através de videoconferência. ”Vocês [formandos] estão iniciando um novo tempo na universidade. É a tecnologia a favor da inclusão social”, pontuou em seu discurso.
A coordenadora do polo de apoio presencial em Surubim (PE), Sheila Cris Rodrigues, classifica a videoconferência como uma alternativa facilitadora do processo educacional. Para ela, a experiência constitui uma ferramenta preciosa para alcançar estudantes dispersos por grandes territórios e/ou afastados dos centros educacionais, como é o caso de Petrolina (PE), que faz divisa com o estado da Bahia. “Podemos confirmar que a videoconferência possibilitou a comunicação face a face, reconstruindo o sentido de presencialidade e, como não dizer, perspectivas de afetividade no processo de ensino-aprendizagem”, declarou a coordenadora do polo.
Colaram grau três alunos de Petrolina (PE), dois do polo de Nazaré da Mata (PE) e um aluno de Surubim (PE). A mesa contou com a presença da s ecretária de Educação a Distância da UFRN, Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo, a secretária adjunta Ione Rodrigues Diniz Morais, a coordenadora pedagógica da SEDIS, Aline de Pinho Dias, e o coordenador do curso de Física a distância da UFRN, Bruno Canto.
Abaixo, imagens do evento:

colacao1
Secretária de Educação a Distância da UFRN, Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo, Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, e coordenador do curso de Física a Distância da UFRN, Bruno Canto.
colacao2
Formandos do polo de apoio presencial de Petrolina, Carlos Eduardo Alves Feitosa, Evandro Costa Lima e João Leonardo da Silva Melo, fazem juramento de formatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário